O Governo de Minas Gerais anunciou recentemente um ambicioso projeto de construção e reforma de terminais de ônibus metropolitanos, visando melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Entre as iniciativas, destaca-se a construção do Terminal Santa Luzia, que será edificado pela prefeitura local com recursos do município, do estado e emendas parlamentares indicadas pelo deputado Christiano Xavier. O terminal será localizado nos fundos da histórica Fazenda Boa Esperança, no bairro Boa Esperança, próximo ao centro da cidade .
O projeto do Terminal Santa Luzia foi concebido com a promessa de reduzir significativamente o tempo de viagem dos moradores até Belo Horizonte. Atualmente, os usuários do transporte público em Santa Luzia enfrentam longos deslocamentos, utilizando linhas alimentadoras que os levam aos terminais Vilarinho ou São Gabriel, em Belo Horizonte, onde então embarcam em linhas troncais do sistema Move Metropolitano. Com o novo terminal, a expectativa era que os passageiros pudessem utilizar linhas alimentadoras até o Terminal Santa Luzia e, de lá, embarcar em linhas troncais diretas ou semidiretas para a capital, otimizando o tempo de viagem.
No entanto, documentos das propostas apresentadas indicam uma realidade preocupante. A principal rota prevista continua sendo Santa Luzia/São Gabriel, o que implica que o usuário terá que realizar três baldeações para chegar ao centro de Belo Horizonte: uma linha alimentadora até o Terminal Santa Luzia, uma linha troncal até o Terminal São Gabriel e, finalmente, uma linha urbana até o centro da capital. Além disso, o tempo médio de espera para a linha direta Santa Luzia/Belo Horizonte está estimado em 180 minutos, ou seja, três horas, tornando essa opção pouco viável para os usuários.
Essa situação contraria a proposta inicial de melhoria na mobilidade urbana e levanta preocupações quanto à eficácia do novo terminal em atender às necessidades da população. A complexidade do trajeto e o aumento no tempo de deslocamento podem desestimular o uso do transporte público e impactar negativamente a qualidade de vida dos moradores.
Em resposta a essas preocupações, o Governo de Minas abriu uma consulta pública para que os moradores e usuários do transporte coletivo possam apresentar sugestões e ideias para aprimorar o projeto dos terminais metropolitanos. A participação da comunidade é fundamental para garantir que as soluções implementadas atendam de fato às demandas locais e promovam uma mobilidade urbana mais eficiente e acessível.
Diante desse cenário, é essencial que as autoridades reconsiderem as propostas apresentadas e busquem alternativas que realmente proporcionem melhorias no sistema de transporte público. A construção do Terminal Santa Luzia representa uma oportunidade única de reestruturar a mobilidade na região, mas isso só será possível com planejamento adequado, investimentos consistentes e, principalmente, com a escuta ativa da população.