Santa Luzia: Infraestrutura para bicicletas ainda é um desafio

Conheça os desafios que os ciclistas de Santa Luzia enfrentam, incluindo as diferenças entre ciclovias e ciclofaixas e a necessidade de melhorias.

Isaac Daniel
Isaac Daniel 3 minutos

Na cidade de Santa Luzia, em Minas Gerais, pedalar tem se tornado uma escolha cada vez mais comum, seja para trabalhar, praticar esportes, divertir-se ou como forma de transporte. Ainda assim, a falta de infraestrutura adequada para a circulação de bicicletas representa um grande desafio para os ciclistas locais.

Em Santa Luzia, a malha cicloviária é composta por diferentes tipos de rotas para bicicletas. Por exemplo, a Ciclovia Parque Linear, com seus 604 metros de concreto, e a Ciclovia Alan Bosco Ribas, na Avenida Brasília / Avenida Frimisa. Esta última, inaugurada em 2022, possui uma rota segmentada e não conectada, somando um total de 2.849 metros, distribuídos entre ciclofaixas e ciclovias de diferentes pavimentos.

Cada tipo de rota possui suas características e desafios. As ciclovias, como as da Avenida Brasília e Parque Linear, são pistas separadas da circulação de veículos motorizados por algum tipo de barreira física, podendo ser unidirecionais ou bidirecionais. Já as ciclofaixas, também presentes na Avenida Brasília, estão localizadas no mesmo nível das pistas de veículos, identificadas por pintura no chão.

A Prefeitura de Santa Luzia, consciente dos desafios, tem planos para conectar a Ciclovia da Avenida Brasília à do Parque Linear da Avenida Nosso Senhor do Bonfim, ampliando em 3 quilômetros a malha cicloviária local. No entanto, este projeto ainda depende de grandes obras, como a construção de passarelas sobre o Ribeirão Baronesa e a duplicação da Avenida Brasília.

Por outro lado, a ausência de sinalização adequada em algumas vias gera confusões, como no canteiro central da Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, onde há uma pista de cooper pintada de vermelho, semelhante a uma ciclovia, mas com sinalização proibindo o tráfego de bicicletas.

Bicicleta? Aqui não.

No intuito de promover a segurança dos ciclistas, a prefeitura instalou placas solicitando aos motoristas que mantenham uma distância mínima de 1,5 metros ao ultrapassar ciclistas nas vias sem ciclofaixas ou ciclovias. O objetivo é melhorar as condições para o tráfego de bicicletas na cidade e incentivar cada vez mais o uso deste meio de transporte.

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Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.
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