Em 1958, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, realizou uma visita à Praça XV, no Rio de Janeiro, para inspecionar os 11 caminhões frigoríficos importados da França, que seriam utilizados nos Frigoríficos Minas Gerais, o Frimisa. As imagens audiovisuais do acervo do Arquivo Nacional registram a passagem do presidente, que passou “em revista” a frota e registrou o momento em uma foto com os primeiros funcionários da empresa.
Criação dos Frigoríficos Minas Gerais S.A.
Os Frigoríficos Minas Gerais S.A. foram criados em 1953, por lei estadual do então governador Juscelino Kubitschek, mas as instalações só foram inauguradas em 1960. A criação dos frigoríficos visava fortalecer a economia do estado de Minas Gerais e incentivar a produção local de alimentos.
JK e a industrialização do Brasil
A visita de Juscelino Kubitschek aos Frigoríficos Minas Gerais reflete a importância que o presidente dava à industrialização do Brasil e ao desenvolvimento econômico do país. Durante seu governo, JK promoveu uma série de medidas para incentivar o setor industrial, como a criação da SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e a implementação da política de substituição de importações.
Registro histórico audiovisual
Embora o vídeo existente não seja da visita de Juscelino Kubitschek às instalações dos Frigoríficos Minas Gerais em Santa Luzia, ele é um importante registro histórico que faz parte da história luziense. A visita do presidente aos caminhões comprados, registrada em imagens, é um exemplo do empenho de JK em promover o desenvolvimento econômico do Brasil e da importância dos frigoríficos para a economia do país na época.