Moradores protestam contra a falta de coleta de lixo em Santa Luzia

Isaac Daniel
Isaac Daniel 2 minutos

A falta de coleta de lixo resultou em uma série de manifestações por parte dos moradores de vários bairros de Santa Luzia nesta terça-feira (13) na região metropolitana de Belo Horizonte.

De: O Tempo Cidades

A falta de coleta de lixo resultou em uma série de manifestações por parte dos moradores de vários bairros de Santa Luzia nesta terça-feira (13) na região metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com moradores da região há pelo menos dez dias não ocorre a coleta dos detritos na cidade. “A cada rua que passamos o lixo está espelhado para todos os lados”, disse o funcionário público Mauro Lúcio Sales, 43.

A manifestação, que começou por volta das 11h desta terça aconteceu nos bairros São Cosme, Palmital, Conjunto Cristina e Belo Vale. “Além do mal cheiro estamos sendo obrigados a conviver com ratos e baratas”, disse a dona de casa Elaine da Costa, 57.

Em forma de protesto, os moradores colocaram vários montes de lixo espalhadas em várias ruas do bairro e atearam fogo. A Polícia Militar foi chamada para tentar conter os ânimos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para controlar os focos de incêndio. Um homem chegou a ser preso.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Luzia informou que contava com um contrato emergencial de coleta com validade de até o último domingo (11). Porém, segundo a Prefeitura, a empresa teria suspendido o serviço na última quinta-feira (08).

A Prefeitura de Santa Luzia disse ainda que implantou um plano de emergência de coleta nas principais vias da cidade. Um processo de licitação já foi aberto para uma nova prestadora de serviço no município.

Ainda de acordo com a nota a Prefeitura promete regularizar o serviço até o próximo domingo (18) em todo o município.

Compartilhe
Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.