De: Exclusivo Cidade Santa Luzia | CIDADE |
O IFMG é uma autarquia formada pela incorporação da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista, dos Cefets de Ouro Preto e Bambuí e das UNEDs de Formiga e Congonhas. A criação do Campus Santa Luiza do IFMG integra o programa de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. O eixo central deste projeto é equiparar essas instituições de ensino às universidades federais.
CHAVES IF MG 054O processo seletivo para ingressar no IFMG será o mesmo exigido em uma instituição federal, ou seja, através de vestibular.
“A vinda do IF para Santa Luzia, com certeza vai transformar o perfil socioeconômico da cidade”, disse o reitor Caio Mário Silva. Ainda segundo o reitor o Instituto disponibiliza mais de 60 cursos, divididos entre as modalidades de formação inicial e continuada, ensino técnico, ensino superior e pós-graduação. “Precisamos de boas escolas técnicas e boas universidades e o Instituo é isso, dois em um. Nosso projeto aqui em Santa Luzia é trabalhar desde a formação inicial até o pós-doutorado”.
Para o prefeito, Carlos Calixto, o momento é de grande alegria e comemoração. “Este é um momento de muita alegria para Santa Luzia. Essa grande novidade que chegou pra nossa cidade, vai beneficiar nossos jovens. O número de formandos será muito grande e as pessoas terão melhores oportunidades de emprego. Agradeço a todos que nos ajudaram, em especial ao reitor Caio e ao Deputado Reginaldo Lopes. Sem eles nada teria acontecido.
Calixto também destacou a importância de estabelecer parcerias a fim de promover melhor qualidade de vida ao povo luziense. “São ações como essa que nos engrandece porque conseguimos oferecer um futuro melhor para nossos jovens”.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais (IFMG) é composto por doze campi: Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga,Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia (em implantação) e São João Evangelista, além das unidades conveniadas de Pompéu, Piumhi, Oliveira, Bom Despacho, João Monlevade.
Hoje, o Instituto possui aproximadamente oito mil alunos matriculados nas unidades distribuídas em Minas Gerais.
De acordo com o reitor Caio Silva a previsão é que em janeiro de 2014 o IFMG já esteja funcionando na cidade.