Hospital São João de Deus está de portas fechadas e médicos denunciam descaso

Isaac Daniel
Isaac Daniel 4 minutos


O Hospital São João de Deus, único hospital do município de Santa Luzia está de portas fechadas para o atendimento à população, desde o dia 6 de julho. A denúncia foi feita pelos próprios médicos ao Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SInmed-MG).

O Hospital São João de Deus, único hospital do município de Santa Luzia está de portas fechadas para o atendimento à população, desde o dia 6 de julho. A denúncia foi feita pelos próprios médicos ao Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (SInmed-MG).

Segundo os próprios profissionais, as causas para o fechamento da unidade são a precariedade na infraestrutura, falta de materiais básicos e de profissionais e principalmente o descaso das autoridades que se nega a resolver o problema que afeta não apenas os médicos, mas principalmente a população de Santa Luzia.

Preocupados com a situação, o Sinmed-MG reuniu-se com os médicos do hospital, no dia 27 de agosto,para discutir as soluções urgentes para impedir o fechamento da unidade. A principal ação, para o momento, é exigir que a prefeitura tome as providências necessárias para melhorar a estrutura do hospital, dando aos médicos condições adequadas para atender a população.

Demanda do hospital elevada e atraso de pagamentos desestimulam os profissionais

O Hospital São João de Deus atende em média mais de 6.800 pacientes/mês, somente no ambulatório. Já o número de internações chegou a 340 pacientes, somente no mês de junho.

O hospital traz também outros problemas: há poucos profissionais para atender os pacientes e a sobrecarga de trabalho impede um atendimento de qualidade. Para se ter uma idéia, somente em junho/13, uma média de 1426 pacientes foram atendidos diariamente pela clínica médica. Já na obstetrícia, eram 200 pacientes por dia, no mesmo período.

Vale lembrar que o Hospital São João de Deus atende hoje a convênios e particulares. Pacientes do Sistema único de Saúde (SUS) também são atendidos, através de encaminhamentos dos Prontos Atendimentos para internações.

Os poucos médicos que trabalham no Hospital Deus estão cada vez mais desestimulados porque além da precária infraestrutura, as autoridades não estão respeitando o trabalho dos profissionais e atrasando o pagamento de salários. Desde junho, o pagamento de plantões médicos está atrasado e até o momento não houve repasse dos honorários de convênios pagos através do hospital.

Muitos médicos reclamam que o atraso no pagamento dos profissionais ocorre em função da prefeitura de Santa Luzia não fazer os repasses das verbas dos governos estadual e federal, o que reforça o desrespeito com a categoria médica e a falta de ações para evitar o fechamento do São João de Deus.

O Sindicato dos Médicos conta com o apoio da população e da mídia para denunciar a grave situação no Hospital São João de Deus e para isso vai distribuir panfletos explicativos pedindo que junto com os médicos, a sociedade cobre das autoridades públicas uma solução imediata.

Caso não haja uma postura firme e concreta por parte dos gestores, o sindicato destaca que vai tomar as providências jurídicas necessárias antes que a situação complique mais e a população e médicos continuem sofrendo.

Compartilhe
Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.