Calixto lidera com folga em Santa Luzia, diz pesquisa MDA/Estado de Minas

Isaac Daniel
Isaac Daniel 4 minutos
Ex-prefeito é o mais cotado para vencer a eleição, segundo pesquisa MDA/Estado de Minas. Petista Cristina Correa está em segundo lugar

De: Exclusivo Cidade Santa Luzia Eleições

Somente uma decisão judicial pode impedir a vitória de Calixto (PSB) na disputa pela Prefeitura de Santa Luzia – cidade que ele já governou entre 1997 e 2004. Pesquisa realizada pelo Instituto MDA encomendada pelo Estado de Minas mostra que o candidato tem 52,6% das intenções de votos entre os 500 eleitores entrevistados entre os dias 18 e 20. A petista Cristina Correa foi apontada por 11% e o atual prefeito e candidato à reeleição, Dr. Gilberto (PSD), é o preferido de 7,4%. Aguinaldo Campos (PSDB) e Wilson Vieira (PSC) aparecem no levantamento com 5,6% e 1%, respectivamente. Brancos, nulos e indecisos somaram 22,4%.
A candidatura do ex-prefeito de Santa Luzia corre o risco de ser barrada pela Justiça Eleitoral porque ainda tramitam no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e no Supremo Tribunal Federal (STF) recursos contra o deferimento de seu registro. A oposição ao socialista e o Ministério Público Eleitoral (MPE) entraram com ações judiciais baseadas na rejeição das contas de Calixto pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Câmara Municipal de Santa Luzia – o que, pela Lei da Ficha Limpa, torna o candidato inelegível por um período de oito anos. Calixto ainda responde a 36 processos em primeira e segunda instância na Justiça comum.

Além de liderar a pesquisa, o candidato do PSB é aquele que tem eleitores mais fiéis: 79,8% de quem respondeu que vai votar nele estão certos de sua decisão. Outros 20,2% ainda podem mudar seu voto até o dia 7. Na quarta colocação, o tucano Aguinaldo Campos é o segundo em relação à definição de voto de seus eleitores, pois 64,3% não admitem a possibilidade de votar em algum de seus adversários. Cristina Correa ainda pode perder o voto de 36,4% daqueles que a escolheram como candidata nas pesquisas e Dr. Gilberto de 45,9% de seus eleitores.

O atual prefeito, Dr. Gilberto, tem uma desvantagem sobre os adversários em razão do alto índice de reprovação de seu governo. De acordo com a pesquisa, 67,4% dos eleitores de Santa Luzia consideram a atual administração ruim ou péssima, contra apenas 9,8% que a consideram ótima ou boa. “Os números são um reflexo de uma atual administração mal avaliada, principalmente nas áreas de saúde e infraestrutura, e no atendimento aos mais carentes”, explica o diretor do Instituto MDA, Marcelo Costa Souza.

O prefeito apresenta também o maior índice de rejeição entre os candidatos que disputam a prefeitura: 71,2% dos entrevistados indicaram o seu nome quando questionados sobre o candidato em quem “não votaria de jeito nenhum”. O número é bem superior ao de seus adversários. Não admitem a possibilidade de digitar o número de Calixto 21,2%, de Cristina Correa, 24,8%; de Aguinaldo Campos, 28%; e de Wilson Vieira, 52%.

Para realizar a pesquisa na cidade foram entrevistados eleitores de todos os 11 setores residenciais de Santa Luzia. Calixto lidera em todos eles com mais de 40% das intenções de voto, com destaque para a região compreendida pelo Bairro Frimisa, onde é apontado por 64,3% daqueles que responderam o questionário. As áreas onde a candidata Cristina Correa é mais bem votada são São Benedito e Nova Conquista/Três Corações, com 18,2% em ambas. Dr. Gilberto chegou a 17,2% na região de Adeodato/Esplanada/Bonanza/Santa Mônica e Santa Matilde. Aguinaldo Campos é mais bem votado em Asteca/Baronesa/Belo Vale, onde atingiu 17,1% do eleitorado. 

Compartilhe
Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.