BRT: Nenhuma empresa apresenta proposta para construção do Terminal São Benedito

Isaac Daniel
Isaac Daniel 4 minutos
Não houve interessados em apresentar propostas para construção do Terminal BRT São Benedito. A abertura dos envelopes feita no último dia 3, porém nenhuma empresa protocolou proposta, sendo, portanto, a licitação considerada Deserta.

A licitação realizada pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais, na modalidade concorrência nº 50/2012, para Construção do Terminal Metropolitano de Integração de Transportes – BRT São Benedito, foi orçado em 21 milhões de reais, e as empresas tiveram dois meses para apresentar propostas, mas nenhuma compareceu ao DEOP-MG. O Terminal São Benedito faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes da RMBH e tinha previsão de conclusão para o segundo semestre de 2014.

Para a construção do Terminal São Benedito, é necessária a construção de dois campos de futebol, uma vez que o terreno cedido pela Prefeitura de Santa Luzia, que fica atrás do PA São Benedito, é atualmente ocupado por duas agremiações futebolísticas, com jogos durante todo o ano, que deverão ser remanejadas para os novos campos. Estes já foram licitados e já estão em obras.

De Acordo com o edital o tempo de construção do terminal é de 360 dias, se tivesse recebido alguma proposta o terminal poderia iniciar a construção em outubro de 2013, ficando pronto em outubro de 2014, nove meses depois do BRT de Belo Horizonte, que ficará pronto já em janeiro, antes da Copa. Com o fracasso da licitação os problemas do transporte coletivo de Santa Luzia vão demorar mais para ser solucionados.

Uma nova licitação deve ser realizada, mas sem data prevista para ser publicada, e até o término da construção do terminal as linhas devem operar na Estação Vilarinho, em Belo Horizonte.

Estão propostas sete linhas que sairão do terminal São Benedito, em direção a outras cidades:

  • Linha 1 – Terminal São Benedito – Centro BH Direta Via Antônio Carlos
  • Linha 2 – Terminal São Benedito – Centro BH Paradora Via Antônio Carlos
  • Linha 3 – Terminal São Benedito – Hospitais Via Cristiano Machado
  • Linha 4 – Terminal São Benedito – Estação Vilarinho 
  • Linha 5 – Terminal São Benedito – Alameda da Serra (Atual 4030)
  • Linha 6 – Terminal São Benedito – Cidade Industrial Via Amazonas (Atual 4195)
  • Linha 7 – Terminal São Benedito – Terminal Justinópolis (Atual 8400)

A maioria das linhas que irão para o centro de Belo Horizonte serão extintas. Mas não se preocupe, elas serão transformadas em linhas municipais. As linhas sairão dos bairros e terão ponto final no Terminal São Benedito, e o passageiro escolherá seu destino, poderá pegar uma linha municipal e ir para outro bairro ou para outro terminal. Ou escolherá uma linha BRT, em direção a Belo Horizonte, todas as opções o usuário deverá pagar uma tarifa integrada. Ainda não foi divulgado se o valor da tarifa integrada será maior que a atual.

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Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.