De: Exclusivo Cidade Santa Luzia | Cidade |
Para a construção do Terminal São Benedito, é necessária a construção de dois campos de futebol, uma vez que o terreno cedido pela Prefeitura de Santa Luzia, que fica atrás do PA São Benedito, é atualmente ocupado por duas agremiações futebolísticas, com jogos durante todo o ano, que deverão ser remanejadas para os novos campos. Estes já foram licitados e já estão em obras.
De Acordo com o edital o tempo de construção do terminal é de 360 dias, se tivesse recebido alguma proposta o terminal poderia iniciar a construção em outubro de 2013, ficando pronto em outubro de 2014, nove meses depois do BRT de Belo Horizonte, que ficará pronto já em janeiro, antes da Copa. Com o fracasso da licitação os problemas do transporte coletivo de Santa Luzia vão demorar mais para ser solucionados.
Uma nova licitação deve ser realizada, mas sem data prevista para ser publicada, e até o término da construção do terminal as linhas devem operar na Estação Vilarinho, em Belo Horizonte.
Estão propostas sete linhas que sairão do terminal São Benedito, em direção a outras cidades:
- Linha 1 – Terminal São Benedito – Centro BH Direta Via Antônio Carlos
- Linha 2 – Terminal São Benedito – Centro BH Paradora Via Antônio Carlos
- Linha 3 – Terminal São Benedito – Hospitais Via Cristiano Machado
- Linha 4 – Terminal São Benedito – Estação Vilarinho
- Linha 5 – Terminal São Benedito – Alameda da Serra (Atual 4030)
- Linha 6 – Terminal São Benedito – Cidade Industrial Via Amazonas (Atual 4195)
- Linha 7 – Terminal São Benedito – Terminal Justinópolis (Atual 8400)
A maioria das linhas que irão para o centro de Belo Horizonte serão extintas. Mas não se preocupe, elas serão transformadas em linhas municipais. As linhas sairão dos bairros e terão ponto final no Terminal São Benedito, e o passageiro escolherá seu destino, poderá pegar uma linha municipal e ir para outro bairro ou para outro terminal. Ou escolherá uma linha BRT, em direção a Belo Horizonte, todas as opções o usuário deverá pagar uma tarifa integrada. Ainda não foi divulgado se o valor da tarifa integrada será maior que a atual.