IFMG abre inscrições para cursos técnicos e superiores em Santa Luzia

Isaac Daniel
Isaac Daniel 10 minutos

Inscrições iniciaram nessa segunda (4) e vão até o dia 5 de dezembro. As provas para serão realizadas no dia 15 de dezembro e os resultados publicados a partir de 22 de janeiro.

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2014/1 do Instituto Federal de Minas Gerais em Santa Luzia. São ofertados cursos técnicos e superiores, e gratuitos.

CURSOS NA UNIDADE SANTA LUZIA

TÉCNICOS

Edificações
Duração 3 anos – Turno Diurno/Integrado ao ensino médio – 80 Vagas
* Para aqueles que ainda não concluíram o ensino médio
O Técnico em Edificações atua no desenvolvimento e execução de projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com leislação especifica. Também planeja a execução, elabora orçamento de obras e orienta a compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Paisagismo
Duração 1 ano e meio – Turno Noturno/Subsequente – 40 vagas
* Para aqueles que já concluíram o ensino médio
O Técnico em Paisagismo participa da elaboração e execução de projetos de paisagismo, organizando espaços e elaborando representações gráficas bi e tridimensionais. Esboça, define especificidades e caracteristicas do espaço e dos objetos.

SUPERIORES

Bacharelado em Engenharia Civil
Duração 5 anos – Turno Noturno – 40 Vagas
O Engenheiro Civil atua nas áreas de construção, consultoria, perícia e realização de projetos e obras civis, como edifícios, estradas e vias urbanas, entre outras. Sua atuação requer o conhecimento do solo e dos materiais utilizados, sua composição e influências externas, para sua correta utilização na alvenaria e nas redes elétrica, hidráulica e de saneamento.

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
Duração 5 anos – Turno Vespertino – 40 vagas
O Arquiteto Urbanista atua na execução de projetos, obras e reformas de edificações, realizadas em áreas externas e ambientes interiores. Além disso, esse profissional pode atuar na elaboração de planos urbanos, regionais e ambientais, propondo soluções para a melhoria da qualidade de vida.

Tecnologia em Design de Interiores
Duração 2 anos e meio – Turno Noturno – 40 Vagas
O Tecnólogo em Design de Interiores atua em empresas de design e decoração, construtoras, galerias de arte ou autonomamente, elaborando projetos de interiores, procurando conciliar fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos, técnicos, questões socioeconômicas e culturais.

São 2912 vagas distribuídas em cursos nas modalidades técnico e superior, oferecidos em onze campi: Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Para o ensino a distância, são disponibilizadas 420 vagas na modalidade técnico subsequente, nos polos de Betim, Belo Horizonte e Ouro Preto (Cachoeira do Campo).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Alguns campi disponibilizarão espaços próprios para a realização da inscrição virtual (ver editais). A taxa é de R$ 50 para os candidatos de nível técnico e de R$ 70 para os de nível superior. Para os cursos a distância, a inscrição é gratuita.
As provas para os cursos presenciais serão realizadas no dia 15 de dezembro e vão ser aplicadas nas cidades de Bambuí, Betim, Cachoeira do Campo, Capelinha, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Itamarandiba, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
O resultado do Vestibular e Exame de Seleção 2014/1 será divulgado a partir do dia 22 de janeiro.
Ensino a distância
A seleção para os cursos técnicos a distância será feita por meio de sorteio eletrônico, de caráter classificatório. O sorteio ocorrerá no dia 14 de janeiro, das 17h às 21h, e será aberto ao público. A classificação final será feita pela ordem de classificação no sorteio por curso e considerando o grupo de ação afirmativa para o qual o candidato se inscreveu. O resultado vai ser divulgado no dia 16 de janeiro.
Isenção do pagamento da taxa
O candidato poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição no período de 1º a 22 de novembro, por meio de requerimento próprio e envio de documentação específica (ver editais). Para isso, ele deve efetuar a sua inscrição no portal do candidato e enviar, junto aos documentos, cópia do comprovante provisório de inscrição.
Somente terá direito à isenção o candidato que concluiu o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública (ou estudou como bolsista integral em escolas particulares) e comprovar renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo.
O resultado dos pedidos será divulgado até o dia 2 de dezembro, pelo site do IFMG.
Enem
O IFMG aceitará a nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos gerais do Exame Nacional do Ensino Médio (somente Enem 2013) para substituir a nota da prova de conhecimentos gerais do Vestibular e Exame de Seleção 2014/1 para acesso aos cursos superiores.
Sisu
O candidato à vaga em curso superior do IFMG terá duas oportunidades: via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2013/1 serão ofertadas 50% das vagas dos cursos superiores e no Sisu serão ofertadas as demais vagas. O Sisu utilizará as notas do Enem 2013.

Exceção – O Campus Santa Luzia ofertará 100% das vagas para os cursos superiores por meio do Vestibular e Exame de Seleção 2014/1.
Cotas
São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno vir de escolas públicas, o segundo, relacionado à renda familiar per capita e, o terceiro, à autodeclaração de cor.
Cursos
Em Bambuí, os candidatos poderão optar pelos cursos superiores de Administração, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Licenciatura em Física. Os cursos técnicos são os seguintes: Açúcar e Álcool, Agropecuária, Informática, Manutenção Automotiva e Meio Ambiente.
Em Betim, serão oferecidos os cursos técnicos em Automação Industrial e Mecânica.
Já em Congonhas, há oferta para cursos técnicos em Edificações, Mecânica e Mineração, além de superiores: Engenharia de Produção e Licenciatura em Física.
Para Formiga, são disponibilizados os cursos técnicos em Administração, Eletrotécnica e Informática, bem como os superiores em Administração, Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Financeira.
No Campus Governador Valadares, o candidato poderá optar pelos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Segurança do Trabalho, Bacharelado em Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Em Ouro Branco, serão oferecidos os técnicos em Administração, Informática e Metalurgia, além dos superiores: Administração, Engenharia Metalúrgica e Licenciatura em Computação.
Para Ouro Preto, o IFMG oferecerá os cursos superiores: Licenciatura em Física e Geografia, Tecnologia em Conservação e Restauro e Tecnologia em Gastronomia. Automação Industrial, Edificações, Metalurgia, Mineração, Segurança do Trabalho e Administração são as opções da área técnica.
O Campus Ribeirão das Neves oferece o curso técnico em Administração.
Em Sabará, há vagas para os técnicos em Administração e em Logística, além de Bacharelado em Sistemas da Informação e Tecnologia em Processos Gerenciais.
O Campus Santa Luzia ofertará os cursos técnicos em Edificações e Paisagismo, além dos superiores de Arquitetura, Engenharia Civil e Tecnologia em Design de Interiores.
Em São João Evangelista, o IFMG vai oferecer cursos técnicos de Agropecuária, Manutenção e Suporte em Informática, Nutrição e Dietética e os superiores: Agronomia, Sistema de Informação e Licenciatura em Matemática.
Cursos a distância
Em Betim, são oferecidas vagas para os cursos técnicos subsequentes em Controle Ambiental, Automação Industrial, Metalurgia, Serviços Públicos e Edificações.
No polo de Belo Horizonte, as opções são os cursos técnicos subsequentes em Controle Ambiental e Eletroeletrônica.
Para o polo Ouro Preto (Cachoeira do Campo) está disponível o curso técnico subsequente em Eletroeletrônica.

.
Compartilhe
Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.