Grupo musical de Santa Luzia se apresenta na Malásia

Isaac Daniel
Isaac Daniel 4 minutos

Alvorada Pé Vermei exibe na Malásia espetáculo que evoca a história da mineração em Minas

Contemplado com recursos do Edital de Intercâmbio do programa Música Minas e perto de completar 10 anos de existência, o Grupo Alvorada Pé Vermei, sediado na cidade de Santa Luzia, irá representar a música brasileira no Penang Word Music Festival, que acontece nos próximos dias 13 e 14, em Penang, na Malásia. Descobertos pela produção do festival, quando estes realizavam pesquisas sobre a música mineira, o grupo viaja à Malásia para apresentar o espetáculo Cawuco e ministrar um workshop sobre a música de Minas Gerais.

O espetáculo é uma apresentação que evoca a história da mineração em Minas Gerais, a partir da música produzida por compositores de várias cidades da Serra do Espinhaço. “No espetáculo, expressamos a vida e os encantamentos do mundo mineral, a terra, suas cavernas, os mineradores, os povos que ‘cavucam’ a terra e que dela sobrevivem e buscam o sustento”, destaca o músico e pesquisador Gibran Muller.

Dirigidos pelo artista Vinicius Carvalho, os músicos Gibran Muller, Marilene Rodrigues e Jhony Herno embarcam hoje com destino à Malásia, tendo as passagens custeadas pelo programa Música Minas, política pública de cultura firmada entre o Governo de Minas e o Fórum da Música.

Com a confirmação de que haviam sidos contemplados com os recursos do Música Minas, Muller destacou que a viagem só foi possível devido a iniciativa do Governo de Minas. “O profissionalismo e o modo correto com que o programa conduz o processo de concessão das passagens nos dá segurança de ir pela primeira vez para fora do País e apresentar a música mineira da melhor forma possível”, disse.

TALENTOS – O programa Música Minas, coordenado pela Secretaria de Cultura, permite a divulgação de talentos mineiros, ao facilitar a circulação de apresentações, tornando a música um bem acessível a públicos dos mais diversos lugares. No caso do Grupo Alvorada Vermei, será a primeira vez que um país asiático recebe uma banda mineira, por meio do Música Minas. A previsão é de que no segundo semestre, sejam lançados novos editais de intercâmbio, de circulação estadual e de circulação nacional.

ALVORADA PÉ VERMEI – Com o objetivo de desenvolver ações ligadas à música para crianças, jovens e adultos, moradores da região dos conjuntos Cristina e Palmital, em Santa Luzia, o grupo Alvorada Pé Vermei foi criado em 2004, pelo músico e pesquisador Gibran Muller. “Após 10 anos, o grupo busca ritmos e criações a partir da vivência com grupos tradicionais e populares que traduzem os ricos conhecimentos da tradição mineira no mundo contemporâneo”, destaca o fundador, ao falar da mudança de rota tomada pelo grupo, que hoje é composto ainda por Marilene Rodrigues, Jhony Herno e Vinicius de Carvalho.

PENANG – Idealizado pela Secretaria de Turismo de Penang, na Malásia, o Penang Word Music Festival reúne músicos locais e outros de diversas partes do mundo, para uma fusão de gêneros tradicionais com as novas experiências contemporâneas. Na edição de 2014, o grupo mineiro promove um workshop sobre a música mineira e apresenta o espetáculo Cawuco na noite de domingo (13), representando a música brasileira.

Compartilhe
Faço conteúdo para a internet desde 2011. Entusiasta de urbanismo, história e genealogia.