Grupo Rodap apresenta o modelo de ônibus BRT que será utilizado em Santa Luzia (MG)

O modelo escolhido foi o Millennium BRT, da montadora de carrocerias CAIO.

De: Exclusivo Cidade Santa Luzia Cidades

O Grupo Rodap, que controla as empresas de ônibus Expresso Santa Luzia e Gávea, apresentou hoje o modelo de ônibus BRT, sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus (Bus Rapid Transit), que será utilizado pela empresa. O ônibus tem mais de 18 metros de comprimento e é articulado. O BRT começará a funcionar em 2013 com o termino das obras das pistas exclusivas e dos terminais metropolitanos.

Como vai funcionar

Os ônibus BRT saírão dos Terminais Metropolitanos Santa Luzia (no
bairro Novo Centro), e São Benedito (será construído no antigo campo do
Nacional) percorrendo as Avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos,
Santos Dumont e Paraná. O embarque será feito pelo lado esquerdo, na
mesma altura do piso do ônibus através de estações de transferência
localizadas nas pistas exclusivas onde só os ônibus passarão.

A
viagem terá seu tempo reduzido pois os ônibus cicularão em pista
exclusiva, com direito a ultrapassagem entre as estações, possibilitando
a utilização de linhas expressas, que não param no meio do caminho,
apenas na estação final, no centro de Belo Horizonte.

A maioria das linhas que irão para o centro de Belo Horizonte serão extintas. Mas não se preocupe, elas serão transformadas em linhas municipais. As linhas sairão dos bairros e terão ponto final no Terminal Metropolitano (Santa Luzia ou São Benedito), e o passageiro escolherá seu destino, poderá pegar uma linha municipal e ir para outro bairro ou para outro terminal. Ou escolherá uma linha BRT, em direção a Belo Horizonte, todas as opções o usuário deverá pagar uma tarifa integrada. Ainda não foi divulgado se o valor da tarifa integrada será maior que a atual.

Fotos: Luiz Fernando Ferreira/Perfil Fotografias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *